sábado, 3 de janeiro de 2009

O que é a arte?

Matisse

"O ponto de partida de todos os sistemas de estética tem de ser a experiência pessoal de um emoção particular. Aos objectos que provocam esta emoção chamamos "obras de arte". Todas as pessoas sensíveis concordam em afirmar que as obras de arte provocam uma emoção peculiar. Naturalmente, não quero com isto dizer que todas as obras provocam a mesma emoção. Pelo contrário, cada obra gera uma emoção diferente. Mas todas estas emoções podem ser identificadas como emoções da mesma espécie. Seja como for, até ver, a melhor opinião está do meu lado. Julgo que a existência de uma espécie particular de emoção, provocada pelas obras de arte visual, emoção essa que é provocada por todos os géneros de arte visual (pinturas, esculturas, edifícios, vasos, gravuras, têxteis, etc., etc), não é posta em dúvida por quem for capaz de a sentir. Esta emoção chama-se "emoção estética" e, se pudermos descobrir alguma qualidade comum e peculiar de todos os objectos que a provocam, teremos solucionado o que considero ser o problema central da estética. Teremos descoberto a qualidade essencial da obra arte, a qualidade que distinga as obras de arte de todas as outras classes de objectos.
Pois ou todas as obras de arte visual têm uma qualidade comum, ou quando falamos de "obra da arte", estamos a divagar sem nexo. Toda a gente fala de "arte", operando uma classificação mental pela qual distingue a classe das "obras de arte" de todas as outras classes. Qual é a justificação para esta classificação? Qual é a qualidade comum e peculiar de todos os membros desta classe? Seja qual for, não há dúvida de que se encontra frequentemente em companhia de outras qualidades; mas estas são adventícias - aquela é essencial. Tem de haver uma qualidade sem a qual não pode haver obra de arte. Possuindo - a, ainda que em grau mínimo, nenhuma obra é desprovida de valor. Que qualidade é esta? Qual é a qualidade que é partilhada por todos os objectos que provocam emoções estéticas? Qual é a qualidade que é comum a Santa Sofia e às janelas de Chartres, à escultura mexicana, a uma taça persa, aos tapetes chineses, aos frescos de Giotto, em Pádua, e às obras primas de Poussin, Piero, della Francesca e Cézanne? Parece-me que há uma única resposta possível: a forma significante. Em cada um destes objectos, uma particular combinação de linhas e cores, certas formas e relações entre formas, despertam as nossas emoções estéticas. A estas relações e combinações de linhas e cores, a estas formas esteticamente estimulantes, chamo eu " Forma Signifcante", e a "Forma Significante" é a única qualidade comum a todas as obras de arte visual."
Clive Bell, O Que é a Arte, (A perspectiva analítica), Dinalivro, pp. 29 e 30



1. Segundo o texto o ponto de partida de todas as obras de arte é a emoção estética. Concorda com a perspectiva do autor? Justifique a sua resposta.
2. Diga o que entende por "forma significante".
(Retirado do site Netprof)

Sem comentários: