quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A linguagem da obra de arte

Matisse


"Na arte abriga-e o sentido múltiplo do mundo e o habitar resiste à sua banalização e profanação. Daí a hermenêutica e a sua exploração configuradora da verdade. A verdade da obra de arte apenas acontece na sua compreensão que por sua vez deve determinar-se como "um acontecer de sentido no qual se forma e conclui o sentido de todo o enunciado, tanto da arte como de qualquer outro género de tradição".
Isto significa que a verdade da arte é um acontecer de sentido, que se cumpre na sua recepção por parte do espectador ou intérprete. Na arte, a verdade surge-nos sob a forma de uma exigência: é preciso transformá-la em compreensão. É necessário integrar a sua mensagem na nossa situação particular concreta. Só assim somos iluminados pelo efeito do belo: quando, pela nossa interpretação, fazemos acontecer a dimensão possível do sentido aberta pelo por em obra a verdade. (...) Não existe uma interpretação única da obra de arte ou do literário. Toda a interpretação é situada e contextual. É no conflito dos horizontes que motivam as interpretações, sempre movidas pelo problema da autocompreensão humana, que se rasga finalmente, o caminho da verdade aberta pela arte. Arte e Hermenêutica fazem, pois, parte do mesmo processo do acontecer inacabado do sentido plurívoco do estar-no-mundo."
Maria Luísa Portocarrero Silva, O Significado da Obra de Arte em H. G. Gadamer, in O Homem e o Tempo

1. Tendo presente o estatuto da obra de arte, explique o sentido da seguinte afirmação: "na arte abriga-se e o sentido múltiplo do mundo e o habitar resiste à banalização e á profanação.
2. Partindo dos seus conhecimentos sobre a linguagem artística, explique o alcance da seguinte afirmação: "não existe uma interpretação única da obra de arte ou do literário.

Sem comentários: