terça-feira, 20 de janeiro de 2009

O artista e o tempo

Picasso


"Esta necessidade interior é constituída por três necessidades místicas:
1.º Todo o artista, como criador, deve expressar o que é próprio da sua pessoa (elemento da personalidade)
2.º Todo o artista, como filho da sua época, deve expressar o que é próprio da sua época (elemento de estilo no seu valor interno, composto pela linguagem da época e pela linguagem do povo, todo o tempo que este se mantenha como nação);
3.º Todo o artista, como servidor da arte, deve expressar o que em geral, é o próprio da arte (elemento da arte pura e eterna que se encontra em todos os seres humanos, em todos os povos e em todos os tempos, que aparece na obra de arte de todos os artistas, de todos os artistas, de todas as nações e de todas as épocas e que não obedece, como elemento essencial da arte, a nenhuma lei espacial ou temporal).
Através dos dois primeiros elementos, olho espiritual põe a descoberto o terceiro. Há que convir então que a coluna " toscamente" esculpida de um templo índio está armada pela mesma alma que uma obra viva da mais pretendida modernidade.
Só o elemento de arte puro e eterno conservará o seu valor. Em vez de diminuir a sua força, o tempo aumentá-la -á sem cessar e conferir-lhe - á uma renovada pujança. Quanto mais uma obra "actual" possui esses elementos característicos do artista e do seu século, tanto mais fácil será ter acesso à alma dos seus contemporâneos. Em contrapartida, quanto mais predomina naquela o elemento puro e eterno, mais ocultos parecerão os outros dois, e mais dificuldade tenderá a obra em aceder à alma dos seus destinatários. Às vezes são necessários séculos para que o puro alcance por fim a alma humana.
Pode-se, portanto, afirmar que a preponderância do terceiro elemento numa obra constitui o índice da grandeza do artista."
Wassily Kandinsky, Do Espiritual na Arte e na Pintura em Particular


1. Partindo do texto, comente o modo como a criação do artista nos permite conhecer melhor o sujeito humano e mundo que o envolve.
2. A obra de arte caracteriza-se pelo seu carácter multidimensional. Reproduza elementos do texto que comprovem esta característica da obra de arte.

(Retirado do site Netprof)

Sem comentários: