segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Genealogia

Imagem retirada de http://simpisons.nireblog.com/file/127606





A genealogia é uma ciência auxiliar da História que estuda a origem, evolução e disseminação das famílias e respectivos sobrenome, ou apelidos (sobrenome derivados de alcunha).
A definição mais abrangente é "estudo do parentesco". Como ciência auxiliar, desenvolve-se no âmbito da "História de Família", onde é a peça fundamental subsidiada por outras ciências, como a Sociologia, a Economia, a História da Arte ou o Direito.
É também conhecida como "ciência da História da Família" pois tem como objectivo desvendar as origens das pessoas e famílias por intermédio do levantamento sistemático de seus antepassados, locais onde nasceram e viveram e seus relacionamentos interfamiliares.
Tal levantamento pode ser estendido aos descendentes como aos ascendentes de uma determinada figura histórica sendo muitas vezes difícil classificar os nomes de família por causa das mudanças de ortografia e pronúncia com o passar do tempo. Várias palavras antigas tinham significados diferentes na época, ou hoje em dia não são mais usadas. Muitos nomes de família dependeram da competência e discrição de quem os fez no acto do registo.

"Genealogia da Nação" esse termo foi usado no contexto de Francois Furet, e que no meu entendimento, pode ser reconhecida como o conhecimento de um povo, sua identidade e sua história real. É a história da humanidade.

Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos ancestrais de uma pessoa ou família. Mais especificamente, trata-se de uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre indivíduos, trazendo seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento, foto e morte. O nome se dá pelo fato da semelhança ao ramificar das árvores, que normalmente segue o padrão Fibonacci, enquanto a representação da árvore duma linhagem tende a ter um crescimento exponencial de base 2. Progressão de 20, 21, 22, 23, 24, etc
Uma árvore genealógica também pode representar o sentido inverso, ou seja, de um ancestral comum sendo a raiz da árvore até todos seus descendentes colocados nas suas inúmeras ramificações.

(Informação retirada da Wikipédia)

Sem comentários: